Antes mesmo da fundação do Estado do Tocantins, que ocorreu com a promulgação da Constituição de 1988, a maçonaria já vinha sendo praticada nessa região conhecida como Norte Goiano. Diversos Irmão galgaram graus superiores através da Delegacia do Estado de Goiás. Com a criação do Estado e da capital Palmas, foi criada a Loja Luz Pioneira nº 2.590, primeira Loja Simbólica da Capital pertencente ao GOB.
Até esse momento para os irmãos interessados em avançar no conhecimento filosófico maçônico havia a necessidade de se deslocar para Goiânia ou outros centros pois não existia no Estado nenhum Corpo Filosófico regular.
Um grande número de Irmãos dedicados e interessados em avançar em seus estudos, juntamente com um número considerável de irmãos que já haviam galgados os Graus Superiores era o necessário para que percebêssemos a necessidade de fundação de uma Delegacia do Supremo Conselho do Brasil para o REAA aqui em nossa capital.
Essa Delegacia foi criada através do Decreto nº 870 de 20 de Setembro de 2014 e instalada em 26 de setembro desse mesmo ano.
Hoje A Delegacia Litúrgica do Estado de Tocantins, subordinada ao Supremo Conselho conta com aproximadamente 85 irmãos regulares e conta com os seguintes corpos filosóficos:
Augusta Loja de Perfeição “D. Pedro I – nº 2” – Região de Palmas <estandarte>
Augusta Loja de Perfeição “Luzes da Verdade” – Região de Araguaína
Augusta Loja de Perfeição “1º de Maio” – Região de Gurupi
Sublime Capítulo Rosa-Cruz “Mahatma Gandhi” – Vale de Palmas
Ilustre Conselho Filosófico de Kadosch nº 150 – Clima de Palmas
Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo – nº102 – Acampamento de Palmas
Em Palmas, os corpos filosóficos, bem como a Delegacia realizam seus trabalhos em sede própria na Q. 110S, Al-01, Lotes 05 e 07.
A Delegacia Litúrgica do Estado de Tocantins foi conduzida pelo Poderoso Grande Inspetor Geral Irmão Everton Kleber Teixeira Nunes Gr∴ 33∴ desde sua criação até dezembro de 2017.
A partir desta data a Delegacia Litúrgica do Estado de Tocantins foi conduzida pelo Poderoso Grande Inspetor Geral Irmão Geraldo Corrêa Roque Gr∴ 33∴.